Bastonário dos advogados critica "betinhos do Governo"
Praça cheia para receber a solidariedade do bastonário da Ordem dos Advogados contra a reforma do mapa judiciário. Marinho e Pinto correspondeu aos apelos da população e aconselhou "os betinhos que estão no Governo a estudar a história do povo".
A manifestação foi convocada pouco depois de anunciada a reforma do mapa judiciário, e os trabalhadores do tribunal, com a ajuda do município, afadigaram-se na mobilização que levou até Castro Daire o bastonário da Ordem dos Advogados.
Recebido com aplausos e vivas, Marinho Pinto correspondeu aos apelos da população e engrossou a voz. "O povo do interior tem direito à Justiça e não pode aprovar uma reforma que é feita pelos betinhos e betinhas, de Lisboa, que estão no Governo e que estão a desrespeitar estas populações". Para o bastonário, a reforma, "feita por burocratas que não conhecem o interior do País, é de laboratório e está a levar o povo a protestar e a sair à luta na justa defesa dos seus interesses".
Sempre aplaudido e incentivado pelas mais de quatro centenas de pessoas que acorreram aos protestos, Marinho e Pinto avisou que "é preciso respeitar o povo e isso passa por realizar o programa com que os partidos se apresentam a eleições". Além disso, a reforma do mapa judiciário "não foi apresentada a votos.
O povo das 25 freguesias do concelho de Castro Daire e três do concelho de Vila Nova de Paiva, encabeçado pelos dois presidentes de câmara, garantiu que irá "lutar até ao fim pela manutenção do tribunal porque o que hoje se encerra nunca mais volta a abrir", resumiu João Sevivas, autarca da comarca.
Na próxima semana, autarcas e advogados são recebidos no Ministério da Justiça para discutir a já anunciada extinção do Tribunal e da comarca de Castro Daire.